quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vivendo e Aprendendo - Pt. 1

O que é viver, senão descobrir? Algumas descobertas mudam as nossas vidas de maneiras inimagináveis. O que eu descobri hoje não pode se incluir ao nível de 'surpreendente', e talvez nem perto disso. Mas é com certeza interessante, pelo menos para mim. Duas coisas que eu sempre tive a curiosidade de saber (mas que só agora tive coragem de procurar):

- O que é um Pintassilgo?
O Pintassilgo-comum ou apenas pintassilgo (Carduelis carduelis) é uma pequena ave fringilídea, comum em toda a Europa, mais abundante nas zonas central e meridional. É uma residente habitual nas zonas temperadas, mas as populações de latitudes mais altas migram para sul durante o inverno.

Não me perguntem o que há de tão extraordinário em finalmente descobrir o que é um Pintassilgo. Eu não disse que essa era uma descoberta extraordinária ou surpreendente. Só usei a palavra 'interessante'. E não venham me dizer que vocês já sabiam que Pintassilgo era um pássaro. Eu sempre imaginei que Pintassilgo fosse uma fruta. Tem muito nome de fruta. 'Hoje eu comi um pintassilgo, mas ele tava meio azedo.' Num tem nome de fruta azeda? Tem muito nome de fruta azeda, minha gente. Enfim, eu estou feliz que agora eu finalmente sei que se trata de um pássaro muito bonitinho e cantante.




A outra coisa que sempre me despertou a curiosidade:


- O que é uma 'Taquara Rachada'?
Taquara é a denominação comum a várias espécies de gramíneas nativas da América do Sul, a maioria com caules ocos e segmentados em gomos em cujas intersecções se prendem as folhas "Taquara rachada" é uma expressão utilizada para se referir às pessoas de vozes estridentes.

Okay. Disso de voz estridente eu já sabia. A minha dúvida era em saber o motivo pelo qual as pessoas associavam vozes estridentes à taquaras - rachadas -. Como eu não achei muita coisa sobre isso, vou apenas supor. Levando em consideração que Taquara é algo como um bambu, é possível que dela seja feito algum tipo de instrumento. Algo como flautas ou coisas de sopro. O som que sai de uma flauta feita de taquara rachada, deve ser provavelmente um som estridente e feio. Outra teoria é a de que, quando exposta ao fogo, a taquara "produz" um som estridente.
Engraçado como a gente fala as coisas por falar. Sem nem saber como imaginar essa 'coisa' que a gente tá dizendo.


(Pé de Taquara)


Muito bem. Agora podem falar 'taquara rachada' sem culpa, sem medo de ser feliz. Um Pintassilgo é um pássaro e Taquara é nada menos que um Bambu. GOL DO BRASIL, YEAAAAAH. Beijo, tchau!

2 comentários:

  1. Maria Heloísa Taquara Rachada Alves.

    Sim, mas é fato. Pintassilgo parece nome de fruta. Concordo plenamente com você. Vou tentar perguntar a Dionsio se ele sabe o que é, se ele não souber eu vou rir muito, HAHAHAHAHA.

    Mas se ele souber eu também vou xingar tanto --'

    Beijos, amiga, blog show ;)

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.