quinta-feira, 17 de junho de 2010

A vida, o universo, e tudo mais


Quem acha que os meus sonhos são loucos e bizarros certamente nunca ouviu falar da série do Guia do Mochileiro das Galáxias.
Resolvi começar a ler os livros de Douglas Adams esses dias (comprei a coleção com os 5 livros por apenas R$50 no Submarino.com).
Ontem terminei "O Restaurante no Fim do Universo", mas vou dar uma pausa antes de começar o seguinte porque quero ler "Querido John", e já adiei demais.

O "Guia" narra as aventuras de Arthur Dent, um terráqueo, através das galáxias. Ele vai para o espaço de carona com Ford Prefect, um ser de um planeta chamado Betelgeuse. Ford veio para a Terra mochilando, na intenção de ficar 2 semanas. Acabou ficando por 15 anos, por falta de carona de volta.
A casa de Arthur está prestes a ser demolida para dar lugar a um desvio na estrada. Ford vai urgentemente falar com Arthur, e numa conversa num bar, ele revela ser de outro planeta e diz mais: A Terra deixará de existir em uma questão de minutos.
Uma frota de naves de Zogons veio para demolir a Terra, para dar lugar a um desvio hiperespacial. Arthur e Ford pegam carona em uma dessas naves, e daí a história segue.

Os dois livros que eu li até agora ("O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo") são muito bons. A história é super bem humorada, e retrata problemas sociais nossos (meros terráqueos) com um eufemismo intergaláctico.
É muito viajante, se você não curte ficção ou é alguém muito mente fechada, nem pense em ler. É um livro divertido e faz pensar, mas, ao meu ver, as pessoas que são muito céticas se divertem menos. Vão estar sempre pensando "Que ridículo, isso não existe!", ao invés de absorver a história sem pensar nesses detalhes sobre realidade.

Na foto: Marvin, o Andróide Paranóide. Ou melhor, um robô altamente depressivo. "Vida? Não me fale de vida". "Como estou? Deprimido. Não que vocês se importem. Vocês nunca se importam".

Recomendo.

4 comentários:

  1. Ah, legal! Doida pra ficar de férias pra ler tudo o que eu quiser (e que não tenha relação com arquitetura...)

    ResponderExcluir
  2. Deve ser massa mesmo! Tinha todos aqui, porque meu irmão lia... Não sei onde foram parar, mas quando encontrar pretendo ler. Faz umas semanas que eu não leio um bom livro (uns bons) :D

    ResponderExcluir
  3. Acabei de tirar uma foto de todos os livros que estão aqui esperando para serem lidos quando as férias chegarem =)

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO o Marvin.

    Tenho só o primeiro livro da série, mas já li todos. Você vai adorar! :D

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.