quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vivendo e Aprendendo - Pt. 1

O que é viver, senão descobrir? Algumas descobertas mudam as nossas vidas de maneiras inimagináveis. O que eu descobri hoje não pode se incluir ao nível de 'surpreendente', e talvez nem perto disso. Mas é com certeza interessante, pelo menos para mim. Duas coisas que eu sempre tive a curiosidade de saber (mas que só agora tive coragem de procurar):

- O que é um Pintassilgo?
O Pintassilgo-comum ou apenas pintassilgo (Carduelis carduelis) é uma pequena ave fringilídea, comum em toda a Europa, mais abundante nas zonas central e meridional. É uma residente habitual nas zonas temperadas, mas as populações de latitudes mais altas migram para sul durante o inverno.

Não me perguntem o que há de tão extraordinário em finalmente descobrir o que é um Pintassilgo. Eu não disse que essa era uma descoberta extraordinária ou surpreendente. Só usei a palavra 'interessante'. E não venham me dizer que vocês já sabiam que Pintassilgo era um pássaro. Eu sempre imaginei que Pintassilgo fosse uma fruta. Tem muito nome de fruta. 'Hoje eu comi um pintassilgo, mas ele tava meio azedo.' Num tem nome de fruta azeda? Tem muito nome de fruta azeda, minha gente. Enfim, eu estou feliz que agora eu finalmente sei que se trata de um pássaro muito bonitinho e cantante.




A outra coisa que sempre me despertou a curiosidade:


- O que é uma 'Taquara Rachada'?
Taquara é a denominação comum a várias espécies de gramíneas nativas da América do Sul, a maioria com caules ocos e segmentados em gomos em cujas intersecções se prendem as folhas "Taquara rachada" é uma expressão utilizada para se referir às pessoas de vozes estridentes.

Okay. Disso de voz estridente eu já sabia. A minha dúvida era em saber o motivo pelo qual as pessoas associavam vozes estridentes à taquaras - rachadas -. Como eu não achei muita coisa sobre isso, vou apenas supor. Levando em consideração que Taquara é algo como um bambu, é possível que dela seja feito algum tipo de instrumento. Algo como flautas ou coisas de sopro. O som que sai de uma flauta feita de taquara rachada, deve ser provavelmente um som estridente e feio. Outra teoria é a de que, quando exposta ao fogo, a taquara "produz" um som estridente.
Engraçado como a gente fala as coisas por falar. Sem nem saber como imaginar essa 'coisa' que a gente tá dizendo.


(Pé de Taquara)


Muito bem. Agora podem falar 'taquara rachada' sem culpa, sem medo de ser feliz. Um Pintassilgo é um pássaro e Taquara é nada menos que um Bambu. GOL DO BRASIL, YEAAAAAH. Beijo, tchau!

domingo, 21 de junho de 2009

Aquele em que Paula diz o que se passa

Esse post de hoje bem que poderia se chamar: 'Aquele em que Paula manda o Detran à merda!'. Estou me sentindo verdadeiramente injustiçada. Sim, vou admitir publicamente aqui que não passei no teste de direção do Detran. Entregarei ao público esta minha humilhação. Entretanto, eu só faço isso porque tenho a certeza de que não fiz por merecer. Não fui ruim, devo ter errado alguma besteira que não me foi especificada. Pra completar, a minha examinadora (sim, examinadora. Estranho, mas era uma mulher) não aceita nenhum tipo de propina. E aparentemente todo aquele charme que eu joguei pra ela quando eu disse 'por favor seja boazinha', não funcionou. Mas tudo bem, não importa mais. O que importa é que a minha mãe está deixando que eu pratique, e daqui a 15 dias úteis - sim. 15 fuckin' days - eu esfregarei a minha habilidade-mor na cara de qualquer examinador que me acompanhe naquela pista acabada.
Devo dizer que esses últimos dias até que têm sido agitadinhos. Faz isso, faz aquilo, vai ali, vai pra lá. Agora que não tem mais auto-escola a tarde pra me atrapalhar, eu posso ir a praia a tarde sem problemas. O final de semana foi bem legal e tudo mais. Lembrem-se: quando envolve álcool, o copo nunca está 'meio vazio'. É sempre 'meio cheio', ou 'cheio e meio'. E isso é basicamente uma coisa que não se discute. É questão de lógica. Existem casos em que você até acredita estar segurando não apenas um, mas dois copos. Não estou dizendo que esse é o meu caso. Eu nunca vejo em dobro (se bem que, pensando bem, isso seria legal hahaha).
Mudando completamente de assunto, eu sinto a necessidade de compartilhar uma coisa que vem me incomodando há algum tempo. Não vou entrar em detalhes, nem dar muito crédito e referência. Eu sou da opinião que as pessoas fazem o que gostam porque gostam. Não acho certo alguém chegar pra mim e dizer 'faça isso desse jeito porque eu quero que seja assim, e as pessoas gostam que seja assim'. Se eu gostar da maneira com que eu faço, porque diabos então eu tenho que ficar me preocupando com o que os outros estão pensando? Se eu gosto do resultado final, e acho que tudo está sendo bem aceito sem problemas, por qual razão eu seria obrigada a modificar isso? Afinal de contas, eu tenho a minha personalidade, os meus gostos e preferências. Eu gostaria de continuar executando 'tal tarefa' e ocupando 'tal cargo' porque é isso que me dá prazer. É dessa forma que eu me sinto bem. E não adianta tentar forçar uma atitude que não cabe ao meu 'eu', adianta? Já chega de ouvir tanto blablablá dizendo que eu preciso ser assim ou assado. Sério mesmo!
É, vou me despedir com esse desabafo. Super abraço!



-
~ Sugestão do dia: Qualquer coisa de Kings Of Leon. No momento True Love Way e Molly's Chamber são as que eu mais ouço. Mas qualquer coisa tá ótimo. KOL is da bomb!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Falando de amor (Ou não!)

Venho um pouco depois do prometido, mas isso é completamente relevante, já que ainda estamos em clima de Dia dos Namorados. Quer dizer, as pessoas que estão namorando provavelmente ainda estão em clima de Dia dos Namorados. O que não é o meu caso. Tudo bem, eu já estou me acostumando com a minha idéia de futuro: uma velha solitária com 20 gatos rabugentos. Okay, eu exagerei. 20 gatos é realmente muita coisa! Eu sei que um dia eu vou acabar encontrando alguém. Só que eu acho que prefiro que o meu 'outro alguém' me ache. Porque, aparentemente, quem eu encontro não me encontra. Meu coração - não mais tão estraçalhado assim - é paciente e benigno, assim como o amor.
De repente eu perdi a vontade de falar sobre isso. Falar de amor hoje fica só na idéia, tá?
O show de Leoni foi super legal. Ele é um artista bem bacana, simpático e tudo mais (mas é mais bonito de longe mesmo). Deu autógrafo, dicas e até deu uma olhadinha no nosso repertório. O nosso show (MarihZé) foi bem legal também. Apesar das demoras pra entrar nas músicas, eu gostei. Sem contar que eu fiquei mega feliz que Camila Masiso ficou feliz quando a gente tocou 'Quatro Doses', de Tricor.
O final de semana foi super bacana. A Sexta (12) foi o dia do show, e no Sábado saímos para comer sushi. Sushi é tão bom, mas é tão caro, né? Deixei 30 reais no Hikari. Falando em preços, eu sei que eu já devo ter contado essa história para a maioria das pessoas que se incomoda em ler isso aqui, mas eu não aguento. Depois do Sushi nós fomos ao Dom Café, e aquela coisa né, mesa muito grande, todo mundo consumindo, uma parte vai embora antes dos outros e deixa o dinheiro pra pagar. A informação que me foi dada: não iremos pagar os 10%. Apesar de estar sendo especificado no cardápio 'Nós cobramos 10%', ninguém é obrigado a pagar. Geralmente se paga pela qualidade do serviço, ou apenas pelo costume mesmo, já que existe um aviso prévio. Mas naquele dia, o que me tirou do sério não foi pagar ou não essa porcaria de porcentagem. Foi o desacato por parte do desgraçado do garçom: "Como assim não vão pagar os 10%? Isso é um bando de liso!". Olha, meu sangue ferveu, vou te contar! Não entendi ainda qual foi a minha em não ter chamado o gerente. Talvez tenha sido a hora. 2 horas da manhã não é bem uma hora adequada para arranjar confusão em um bar, muito menos com o próprio atendente. Mas eu fui besta, ah, fui sim! Merece ser demitido. Que falta de educação e de respeito! Falta de tudo. Dá vontade de não ir lá nunca mais, mas o lugar é legal e as coisas nem são tão caras. Que inferno! Se houver uma próxima vez, eu vou exigir o 'não-atendimento' dele à minha mesa!
No mais, amanhã eu termino a auto-escola. Mal posso acreditar que FINALMENTE isso tá chegando ao fim!
Ah, quero idéias legais de coisas para falar num post futuro! :)
xx







quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um muito em pouco

Quarta-Feira de jogo do Brasil é assim: os amigos se reúnem para assistir ao jogo num bar, não prestam atenção em quase nada, mas gritam 'gol' mesmo assim. Além de se divertir tentando embreagar a amiga Paula, que acerta o número gravado na tampa da cerveja, mas não tem sorte nem pra ganhar uma rifa (apesar de eu estar sentindo que um daqueles carros que o Midway vai sortear será meu!). Falando em cerveja, eu gostaria de puxar umas linhas sobre o quanto existe gente intrometida. E o quanto isso é feio. Tsc, tsc. Que vergonha, poxa vida. É realmente tão difícil não se preocupar ou se meter tanto na vida dos outros? Se eu bebo ou deixo de beber, se eu fumo ou deixo de fumar, se eu como um prato de salada ou duas McOfertas de BigMac. Se eu chegar em casa bêbada, fumada e gorda, não seria problema de ninguém a não ser meu, do meu fígado, pulmões e artérias entupidas. Mas aparentemente algumas pessoas não aceitam que eu tenha a minha vida só pra mim. Enfim, só pra ficar essa dica.
AMANHÃ tem MarihZé em Leoni, no Olimpo a partir das 22h. Comemorando o Dia Internacional do Aniversário de Ana Flávia (que meu deu umas mordidas e tá doendo pra caralho ainda, haha!), né? Eu sei que o ingresso tá caro e que ir pra Leoni no Dia dos Namorados sem namorado é foda. Mas, é a vida, amigos. Infelizmente não depende de nós estabelecer isso.
Falando em Dia dos Namorados, ainda estou pensando se faço algum comentário sobre isso. Acredito que escreverei algumas palavras sobre solteirice e carência, pra quebrar o clima chato do dia. Heh.
Ah, vocês viram que uma mulher que perdeu o voo da Air France que desapareceu (cofcoffoiabduzidocofcof) no Atlântico morreu hoje num acidente de carro? É trending topic do Twitter e tudo. É que é meio (ok, é total) bizarro. A mulher escapa da morte e - por ironia do destino - morre dias depois. Aquela coisa bem 'Premonição'. Se eu fosse alguma das pessoas que também sobreviveu por ter perdido o voo, eu olharia o número do meu assento pra traçar a rota da morte.
Tudo bem, chega. Guardarei minhas palavras pra amanhã.






- Sou só eu, ou escrever 'Voo' sem acento circunflexo é realmente muito estranho? Essa reforma ortográfica é inútil e complicada. Até 'Ideia' perdeu o acento. Saco!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Verde és la vida

Aqueles que me conhecem sabem que sou adepta ao 'natureba way of life'. Frutas, verduras, chás e sucos. Tudo isso me interessa demais. Quando eu era pequena meus pais me orientavam a comer a salada, e eu cresci adorando beterraba. Sempre fui muito fã de Laranja e outras frutas cítricas. Nunca gostei muito de abacaxi, e não faz muito tempo que eu passei a gostar de Tomate. O meu problema com Tomates é que eu tinha nojo das sementinhas. Até hoje ainda tenho. Na verdade, nem são as sementinhas que me enojam, e sim a gosminha que as envolve. Brócolis também está na minha lista de comidas favoritas. Ah, eu poderia listar uma infinidade de coisas! (e mais recentemente descobri a Alcachofra. O mal da Alcachofra é que é muito cara! Fiquei indignada com o preço nos supermercados)
Então, vocês devem estar se perguntando o motivo de eu estar falando de frutas e vegetais no blog. No reason at all. Só que eu queria algo pra falar, e estou aproveitando que vou voltar à minha re-educação alimentar para dividir com vocês como funciona o meu esquema. Não tem segredo e não é nenhum bicho de 7 cabeças. Mas, só é legal se você for do tipo que curte uma alimentação saudável. Ou então seria como uma tortura viver só disso.
Não sei se vocês sabem, mas a clorofila é um dos maiores desintoxicantes encontrados na natureza. Nenhum elemento tem acesso à corrente sanguínea tão rápido como ela. Tomar um suco desintoxicante vai 'limpar' seu organismo. Como fazer um suco desintoxicante? Simples. Pegue folhas verdes, misture-as à maçãs, ou pêras, ou qualquer fruta que gostar e bata no liquidificador com um copo de água de 200ml. Depois é só coar e tomar na hora. Eu passei um tempão tomando esses sucos como substituto do café-da-manhã. E não, não é errado fazer isso. O café-da-manhã é a refeição mais importante do dia, então é necessário ingerir o quanto puder de vitaminas e minerais. Então não importa muito a forma com que esses elementos chegam ao seu corpo. Se a vitamina C chega em forma de suco de laranja ou acerola. Apesar de não ter exatamente feito uma refeição, o suco dá a impressão de te deixar 'cheio' porque inibe a sensação da fome. E sim, isso é saudável. O problema é que se você tomar sempre, pode ser que você abuse rápido. Como aconteceu comigo. Depois de um tempo tomando, tinha dias que eu não aguentava mais. Tipo 'isso de novo?'. Por mais que eu sentisse que fosse necessário. Mas vou voltar a tomar porque faz tempo que eu não tomo.
Seria hipocrisia minha dizer que eu só como coisas saudáveis. Também não é assim. Eu adoro uma porcaria. Não dispenso um sundae de ovomaltine do Bob's, nem um pacote de Doritos ou Pringles sempre que posso. Comer porcaria é bom demais, mas tem hora. Eu não conseguiria viver disso, não mesmo. Mas tem muita gente que consegue, e eu não entendo como! Meu corpo reclama que é uma beleza na minha época de tpm, quando eu desejo as comidas mais porqueiras de todas, quanto mais se eu comesse assim sempre.
Dever de casa para quem me lê: comer um tomatinho e uma folhinha de alface. Faz bem, e não engorda.

-

Mudando completamente de assunto, eu comecei uma coisa nova. Cansei de só dizer e não cumprir, e finalmente decidi começar a escrever novamente. Algo diferente das fics que eu já comecei a escrever, algo em português. Chama-se Ponto Colateral, e vai contar a história de 4 pessoas cujas vidas começam a se interligar ao longo dos capítulos. Não sei dizer quais as chances disso realmente ir pra frente, mas a idéia tá aqui na minha cabeça e eu já escrevi o primeiro capítulo. Vai ser o que chamam de 'short story', não tenho exatamente obrigação de fazer capítulos muito extensos. Eu espero ter paciência pra desenvolver a história direitinho, queria muito finalizar ao menos uma das coisas que começo a escrever. Eu sempre desisto, sempre abandono. Farei o possível para que isso não aconteça dessa vez.
O link é ~> www.pontocolateral.blogspot.com . Agradecerei críticas construtivas (vale salientar que críticas construtivas são feitas com jeitinho. Não é aquela coisa de falar 'Paula, isso tá um cocô' e deixar por isso mesmo. Tô dispensando esse tipo de crítica, obrigada).
That's all, folks :)


-

P.S.: Ah! Eu sei que não tem nada a ver com nenhum dos dois assuntos, mas hoje eu fiz baliza na auto-escola! Hahaha



segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Menino

Estamos exatamente na parte do filme em que eu digo 'I see dead people'. Aconteceu nessa Sexta-Feira, eu estava no meu quarto tranquilamente escovando os dentes quando de repente me virei e ele estava lá. E depois não estava mais. Foi um olhar bem de relance, rápido demais para eu dizer que confio no que vi. Eu acredito nessas coisas de espíritos e tudo mais. E sempre fui meio sensível em relação à percepção de coisas de outras naturezas. Mas nunca tinha testemunhado nada assim. Tá, foi apenas por um segundo, mas eu senti alguma coisa. É tanto que depois eu fiquei com medo e peguei meu travesseiro pra dormir com a minha mãe. E o pior é que ela viajou no fim de semana e eu fiquei sozinha em casa com 'o menino'. Mas ele não apareceu, ainda bem. Qualquer dia desses eu vou visitar algum centro espírita.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

All That Jazz

Hoje já é Sexta-Feira. Meu Deus, como a semana passou voando. Esses dias eu me dei conta que já tem exatos 6 meses que eu estou de férias. Assim, eu acho que não posso bem dizer 'férias' porque férias me remete a viagens e tudo mais, então acho que prefiro só dizer que são 6 meses de 'tempo livre'. Aquele tempo que você usa pra dormir, e dormir, e ver tudo que passa em todos os canais disponíveis na sua Tv a Cabo.
Quando eu passei no Vestibular, me disseram: "Você vai achar um saco ter passado pro segundo semestre. Sinceramente, você vai desejar ter algo pra fazer, não vai aguentar de tanto tédio". Olha, eu posso dizer, do fundo do meu coração, que as pessoas que disseram isso no mínimo não souberam aproveitar o tempo delas. Se é que todas as pessoas que me disseram isso tiveram alguma experiência própria do que é passar tanto tempo 'sem nada pra fazer'. Eu não tenho nada a reclamar dos meus dias (até então) sem compromisso com a universidade. Eu pude dormir e não dormir (leia-se: ficar até 5 da manhã na internet sem fazer absolutamente nada realmente proveitoso), tô aproveitando pra ler o que ano passado eu não pude, tive liberdade para ir à praia em plena Segunda a tarde, sem ninguém pra me dizer que não. Inclusive, finalmente eu tive o tempo que precisava pra poder dedicar ao processo de aprendizagem do Surf. Hoje em dia eu já quebro o galho (e a prancha, como da última vez) nas ondas de Ponta Negra. Também aproveitei e fiz um curso básico de Photoshop pra facilitar as coisas, já que meu curso tem muito disso. Só não viajei pela falta de verba mesmo. Mas, fazer o quê? A vida tem dessas coisas. Quero só ver quando eu estiver ganhando dinheiro com a minha banda. Há!
Em Julho eu havia planejado ir pro Porto Balada, obviamente em Porto Seguro. Mas a minha companhia (Carliane, sua filhadaputa! :D) vai viajar pela Europa. Afinal, o que é Porto Seguro quando você pode ir à Veneza, não é mesmo? Eu vou é ficar por aqui mesmo, quem sabe dar um pulinho em Pipa com os amigos. E vamos combinar uma coisa: Pipa é que nem Las Vegas. O que acontece nela, fica nela. E tenho dito.
Saindo do contexto feliz de 'viagens e destinos', eu gostaria de dizer que hoje na auto-escola eu só estanquei uma única vez, nas quase duas horas em que fiquei dirigindo. Para quem ainda tá no básico isso é muita coisa! O meu instrutor é uma figura. Ele é meio doido, largadão. Hoje ele foi o caminho todo contando histórias da família dele. Eu dirigia e ria, mas tenho que confessar que não prestei atenção à algumas partes. Tipo quando a gente parava no sinal de alguma avenida movimentada. Cara, eu tinha que me concentrar pra não estancar no meio da avenida. Agora que eu tô pegando o jeito com a tal da embreagem, e me educando a tirar o pé delicadamente do pedal. Se eu fosse pensar na conversa na hora que o sinal abrisse, e estancasse, e os infinitos carros atrás de mim começassem a buzinar? Eu ia me aperriar logo e não ia sair do canto, tenho certeza. Então eu fazia o famoso 'hm... sei' enquanto pensava 'Paula, acelere devagar enquanto tira o pé. E aqui não precisa de meia embreagem'. O povo aqui em Natal tem que aprender que se a porcaria do carro tem aqueles adesivos gritantes de 'AUTO-ESCOLA' é porque a infeliz alma que conduz o veículo ainda tá aprendendo a conduzir. Portanto, eles não deveriam buzinar como se tivesse chegado o dia do Apocalipse quando alguém estanca no meio da Hermes da Fonseca.
Minha TPM finalmente está chegando ao fim. Agora ela tá naquela fase onde o mal humor vai-e-vem, super normal já, não tem nem graça comentar.
Amanhã minha mãe viaja pra buscar minha avó no interior. Eu não vou porque tenho aula do Oficina no Domingo de manhã e reunião da animação a tarde. E sábado eu podia tocar o terror aqui em casa, rolar aquela festa de arromba, mas eu sou muito comportada para tanto. (NOT) Mas enfim, vamos ver o que se dá do meu sábado. Nem pro cinema eu posso ir feliz porque a droga da carteira de estudante não vale mais. Acredito que ficarei em casa assistindo ao Caldeirão do Huck e jogo do Brasil. Aproveitem o final de semana e lembrem: se forem dirigir não bebam, e se forem beber não precisam me chamar porque eu não tô muito afim!

-

[Love Me For Me - Ashlee Simpson] - Sugestão do dia.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Hormônios

Descansando uma ova! No 8º dia Deus criou a TPM. Já não fosse castigo suficiente nos fazer sangrar durante dias. Faça-me o favor quem diz que menstruar é uma dádiva feminina. Se era pra ser presente, devia vir com etiqueta de troca. Eu não me sinto abençoada por ser capaz de sentir cólicas infernais sempre que meu útero se indispõe. E nem acho que estou abençoando as pessoas quando me torno (ainda mais) doce.
Minha tensão é realmente bem tensa. Eu desejo comidas que normalmente não comeria, nível de stress vai além da linha vermelha, e parece que eu tomo doses de ironia inteligente e nada delicada. Minha disposição cai pro nível zero, e eu sou capaz de dormir um dia inteiro, acordar e ainda sentir sono. Eu vou de incrivelmente feliz a incrivelmente triste em segundos, num ciclo que parece ser sem fim. Até meu humor perde a graça, e minha criatividade oscila bastante.
Olha só, eu até tinha planejado analisar os vários estágios da minha semana pré-menstrual, mas acabo de perder a vontade. Fatos são fatos.