quarta-feira, 8 de julho de 2009

Saudade

"Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos, e no Brasil Colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão."



É, minha amiga Wikipédia me disse isso. Eu acho que 'saudade' é a palavra que eu mais gosto, dentre as aproximadamente 435.000 existentes na língua portuguesa. Tá, tudo bem que eu não faço idéia de quantas dessas palavras eu conheço, até porque né, eu nunca parei pra contar, e essa informação também foi a internet que me deu. Mas, enfim.
Ultimamente eu venho tendo saudades de um montão de coisas. E engraçado que é tudo de uma vez. Eu me lembro de uma coisa, que me faz lembrar de outra, e por aí vai.
Eu fecho os olhos pra dormir e me lembro de quando eu tava em Midland, e em como eu acordava de manhã com Sylvia batendo na porta, e quando terminava de me arrumar ia cochilar no sofá, escutando música. Em como eu era doida pela calça da Adidas de Brenda, que eu me apossei até o meu último dia (e em como eu sou burra por não ter trazido comigo). Nos meus cafés da manhã, com aqueles biscoitos deliciosos que a avó fazia, os
burritos, que eu aprendi a gostar, e em como eu chegava lá toda manhã desejando que tivesse pancakes. Não é difícil me lembrar. Ainda dá pra sentir o gosto das coisas, o clima, as vozes, esse tipo de coisa que marca.
Tenho saudades da minha infância, e fico lembrando de várias coisas engraçadas que aconteceram no colégio. Do surgimento do 'Kbças & Kbças', da manga no meio do campo, dos pedacinhos de melão, MIB - homens de azul, e o tão aclamado sucesso: A música de Rywka. Dos tempos em que eu e Carliane comprávamos a revista 'Recreio', e colecionávamos os 'Letronix'. Dos meus tempos de glória na natação, antes do acidente com meu ombro. Da sensação de quebrar um recorde no Revezamento Medley.
Essas coisas têm me 'perseguido' de uns tempos pra cá. Me vêm uns flashes de tudo, e eu sinto como se estivesse lá. Vai ver é por isso que eu não tô conseguindo dormir logo. Só durmo depois de 500 xixis, e um milhão de pensamentos. Hoje eu disse a mim mesma que iria dormir mais cedo. Pretendo cumprir o combinado. Ah, e posts não-produtivos estão na moda, não sabiam? Pois é. :)




3 comentários:

  1. Uma das piores coisas de não dormir logo é ficar indo ao banheiro de 5 em 5 min :x
    E, bem...eu vivo saudade faz tempo já, (que bom) virou parte de mim :)

    ResponderExcluir
  2. Saudade de passar o dia no Neves fingindo que estudava
    o/

    ResponderExcluir
  3. Saudade é uma palavra única de nosso idioma. Nenhuma outra no restante do mundo expressa em uma só o que ela expressa.

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.