terça-feira, 30 de março de 2010

"A Rapadura é doce...


...mas não é mole não!"

Estou de volta, minha gente! Cheguei de Fortaleza com, no mínimo, uma boa dose de experiência! Como todo mundo já deve saber, eu fui lá fazer minha audição no Ídolos. Ano passado eu me inscrevi, só que coloquei para fazer em São Paulo, e acabou que não tive como ir. Esse ano eu resolvi mexer os pauzinhos e fazer dar certo. E fui!
Vou contar as coisas que muita gente quer saber. Coisas que eu só fiquei sabendo quando cheguei lá!
Durante muito tempo, desde que o programa Ídolos começou a passar no SBT, eu critiquei. Perdi as contas de quantas vezes eu chamei de "programa bosta", "cópia sebosa do American Idol" e etc. Daí tudo mudou. Foram pra Record, ajeitaram o formato, e ficou uma coisa mais interessante, mais fiel e bem feita. Ganhou o meu respeito e eu comecei a assistir. Tinha MUITA gente boa ano passado. MESMO! Quem acompanhou viu cantores como Priscila Borges, Dani Morais, Hellen Liu e Saulo e Diego (finalistas). Eu achei o máximo, de verdade. Quem não viu, perdeu de ouvir talentos!
Então tá, resolvi me inscrever de novo. E ir! Afinal, eu não tinha nada a perder.

Dia 1:

Eu cheguei no ginásio Paulo Sarasate às 7h da manhã. A fila tava gigantesca, dando voltas no quarteirão! Isso já é de intimidar. Mas tudo bem, eu vi muita (muita!) bizarrice! Fui lá pro rabo da fila, fiz amizade com um pessoal que tava lá também, conversamos, e esperamos pacientemente (ou não) para que os portões abrissem e a gente pudesse entrar. Ao meio dia e meio a gente entrou no ginásio. 5 horas e meia na fila, tá bom pra você? No sol, calor, e abafado de Fortaleza.
Enquanto isso eu descobri que as audições não eram em um só dia. Que a coisa funcionava por eliminatórias ANTES de chegar aos jurados que aparecem na tv. Minha passagem de volta tava marcada pro Domingo ao meio-dia.

Eliminatórias:

Junto com aquele mundo de gente sentamos na arquibancada, preenchendo completamente 3 lotes de cadeiras de um lado do ginásio. A galera da produção começou a falar, e a gente esperou que Rodrigo Faro chegasse. Ao invés disso, Saulo Roston foi anunciado, e cantou duas músicas, e deu umas dicas pra gente! (Muito lindinho e simpático)
Daí o Rodrigo Faro chegou, e a gente gravou todas aquelas cenas que eles chamam de "cabeças" e os planos abertos, e tudo mais que a gente tinha que fazer. Gritar "Ídolos 2010" um milhão de vezes e balançar as mãozinhas esbanjando felicidade, quando tudo que a gente (ou pelo menos eu) tinha na cabeça era: 'puta merda, que fome! tô cansada. será que vai demorar? como vai ser isso?'
No meio da quadra tinham umas cabaninhas numeradas. Em cada uma tinham 2 ou 3 jurados (da produção do programa) que iam te avaliar.
Mais um milhão de horas na fila, chegou minha vez. A mulher perguntou o que eu ia cantar e eu falei: "À Francesa, de Marina Lima". Ela sorriu e disse "Vai lá!". Eu cantei só um pedacinho da música e ela disse "Tá ótimo. Abaixa aqui pra eu te dizer um negócio!" e nisso eu GELEI, né? "Você passou!" ela disse. Me deu um alívio instantâneo, e eu saí da cabaninha feliz da vida (dei até um gritinho, hihi) com um papel azul e uma pulseira verde.
Fui chegar em casa quase às 19h.

Dia 2:

Agora eu já sabia como era o esquema. Sabia que ia ter fila. Cheguei lá no ginásio na mesma hora do dia anterior (eu não tinha como chegar antes), e de qualquer maneira, a gente recebeu um número. Então não ia importar muito a hora que eu chegasse na fila. Aquela mesma demora pra entrar.
O segundo dia, disseram, era menos massante. Mais rápido, mais sério. Foi mais sério, de fato. Mas menos massante? Que nada! Muito mais massante! Demora infeliz, e a tensão só ia se construindo mais e mais... e mais, e MAIS!
Diego foi lá e cantou pra gente! Também deu umas dicas e desejou boa sorte!
Eu tava tentando ficar tranquila, a gente brincava com o pessoal, ensaiava as músicas e tudo, mas ninguém faz ideia de como é tenso!
Não tinha o que comer (a não ser que eu quisesse aquelas comidas de rua, que né? Eu não como aquilo!) então a gente tinha que se aguentar na base da água mesmo!
Depois de muito tempo chegou a minha vez. Um pouco antes de eu entrar, meu amigo foi reprovado na tenda ao lado da minha. Quando eu vi que ele não tinha passado, me deu um nervosismo imediato e eu comecei a me tremer! Entrei super nervosa, o cara pediu meu documento e eu entreguei com as mãos tremendo até! Me senti com parkinson! Mas, enfim, cantei! "Final Feliz" de Jorge Vercilo, "Garganta" de Ana Carolina e "Meu Erro" de Paralamas. Só trechos. Daí o cara falou que eu passei e me deu um papel rosa, que dizia pra eu ir para o hotel naquele mesmo horário.
Depois a gente ainda ficou um tempo lá, porque tinha que fazer uma entrevista rápida. Perguntando nome, idade, o que faz da vida, qual o seu diferencial, coisas do tipo.
Mais uma vez saí de lá umas 19h.

Dia 3 - Hotel:

Já falei em fila? Ah, legal. Mais fila! Mas essa foi rápida. A gente entrou no hotel, recebeu uma plaquinha pra colar na blusa (aquela que tem o número) e esperou. Esperou, esperou mais, e mais, e um pouco mais... Quando a gente se cansou de esperar, aí bateu a fome. E mais fome, e mais fome. Bebi água o dia inteiro, fiz xixi um bilhão de vezes! Por incrível que pareça a tensão estava menor. O povo estava aparentando estar mais feliz, mais animado. E eu me diverti muito cantando e bagunçando com o povo enquanto a gente esperava ser chamado.
Meu grupo foi chamado, e a gente desceu, colou a plaquinha e foi lá.
Os 3 diretores do programa estavam numa sala, igual a sala que os jurados ficam na audição que a gente vê na tv. Eu vi muita gente sair feliz com um papel verde na mão, e muita gente sair chorando sem ele.
Eu entrei, tensa, nervosa, tentando parecer confiante (#fail).

"Olá"
"Oi, vai cantar o que pra gente?"
"Lanterna dos Afogados, na versão da Cássia Eller"
"Então vai lá..."

*canta*

"Pode fazer outra?"

*canta*

*espera*

"Então... você é muito boa, tem uma voz bonita, é afinada, mas infelizmente hoje a gente vai ter que dizer não!"

--- Dentro de mim uma voz gritou "QUÊ?????" ---

"Sério? Mas, o que foi de ruim?"

"Não, não foi ruim. Só não foi ainda o que a gente procura. Você tem experiência?"

"Não, tive banda ano passado, mas foi por pouco tempo. Hoje não tô trabalhando com banda, nem sozinha. Tô procurando!"

"Faça isso. Ganhe um pouco mais de experiência e volte próximo ano! Mais confiança em você! Tá?"

"Tudo bem, valeu."

*sai*

--- Vou confessar que eu queria passar pela porta e não falar com ninguém, sentar e chorar. Mas eu me controlo, eu sou uma pessoa centrada! ---

"COMO ASSIM VOCÊ NÃO PASSOU? EITA CACETE!"

"É, gente. Não passei, boa sorte aí pra vocês!"

"NÃO, P*&@&¨%$! Não acredito! Não sei o que eles querem..."

"Ai, acontece, é assim mesmo! Próximo ano eu tô aqui! :)"

E eu saí pra ligar pra minha mãe. Cortaram minha pulseira verde, pegaram meu papel com o número, e eu saí do salão. Liguei pra minha mãe, e pedi um café bem forte.
Depois fui comer, que eu tava com tanta fome que nem forças pra me chatear eu tinha!

Eu fiquei lá, esperando irem me buscar, e de repente passa Fernanda, a diretora do programa (que me disse 'não'). Quando ela tava indo embora, passou e deu meia volta, puxou uma cadeira e sentou pra falar comigo.

"Não fica triste. Não fica assim..."

"É, eu sei. Mas é que é difícil, né?"

"Você é nova, tem muito talento! Só não tem experiência ainda, e isso vale ser trabalhado. Não desiste, e volta próximo ano, se é isso que você quer mesmo!"

"É. Vou voltar, pode deixar! Vou voltar!"

"Voltei pra te dizer isso. Até mais!"

"Brigada, hein? Até"

E aí eu abri os olhos pra a oportunidade de experiência que eu tinha acabado de ter com isso tudo. Foi como se eu tivesse chegado nua, e saído vestida. Próximo ano eu completo um guarda-roupas!
Quem vê de fora acha que é fácil, que tem muita palhaçada (com o povo ruim que vai até os jurados), mas isso faz parte, gente! Tem que passar gente ruim, e tem que reprovar gente boa. Do mesmo jeito que tem que aprovar gente boa! Só assim funciona e vai pra frente!
Agora eu já sei como é, posso me preparar melhor!
Se eu fiquei triste? Fiquei, né?! Mas fiquei muito mais feliz com o que eu ganhei, e digo isso com a maior verdade nas minhas palavras.
Tá escrito!

5 comentários:

  1. AH, que lindo seu texto. Trabalhe bastante e volte lá sim, você é muito talentosa.

    Mas pelo amor de Deus, haja filas e mais filas, né? HAHAH. Faz parte. Boa sorte :*

    ResponderExcluir
  2. torci tanto, mas taaaanto por você!
    e continuo torcendo!
    você é mt talentosa Paulie... vai dar tudo certo, só não era a hora, a situação... apareça pra a gente fazer aquele lual! :*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca pensei que fosse tão crítico e tantas filas...
    Achei que só tinha aquela fase com os jurados mesmo naquela salinha mais que conhecida...
    Adorei o depoimento
    Volte mesmo no próximo ano

    ResponderExcluir
  4. Saabe né?
    Foi muita macumba, prometo que aprendo outras pro ano que vem.
    E vamo atrás tocar em barzinho pra bêbado, vou lá com você, prometo.

    (L)

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.