segunda-feira, 8 de março de 2010

A cor da ignorância


Já estamos na metade do Big Brother Brasil 10, se não mais. Fiquei tentada a escrever um post sobre isso depois de alguns comentários com Bianca via Twitter.

~
Até quem não vem acompanhando o reality sabe das coisas. Tipo:

- O formato da vez é o da diversidade. 3 homossexuais, dois homens e uma mulher.

- Angélica, a lésbica, se encantou com Cacau.
- Cacau, a da bundona, teve um envolvimento com Eliéser, o smart boy.
- Eliéser acha que é a pica da estratégia (desculpem, não sei como definir melhor).

- Dicesar tem a língua presa.

- Cadu é lindo.

- Anamara é policial e engoliu uma sirene.
- Serginho é super divertido.

- Michel é albino e tem uma cara bizarra.


E por último, não menos importante:


- Dourado é homofóbico.


Pausa dramática.


Homofóbico, sim! E agora, Brasil? É o BBB da diversidade, né? Tem que ter o contrastante.

Marcelo Dourado acabou por fazer uns comentários bem infelizes. Porque ele é macho e tem nojo de gay. Não suporta falar de homossexualidade no almoço porque perde a vontade de comer. Diz que se um homem tem AIDS é porque já transou com outro homem, porque afinal, uma mulher não é capaz de transmitir o vírus do HIV.
Se isso não é ignorância, Bial, eu não sei do que se trata. O que aconteceu e qual o motivo da dada preferência pelo brutamontes? É mais simples do que parece. O que eu vejo que aconteceu foi um efeito dominó. Não foi estabelecido um motivo. "Gosto porque fulano também gosta e assim nós gostamos". No final das contas, as atitudes repugnantes são encobertas e jogadas à insignificância. Pra quê respeitar o estilo de vida dos outros, né? Vamos dizer absurdos e conquistar a popularidade com o Brasil.

Parafrasearei a mim mesma nos tweets com Bia:

"Não acho Dourado uma boa pessoa. Nem gosto do que ele representa. Homofóbico ou apenas 'cada um no seu quadrado'. Acho ele uma pessoa arrogante. Muito cheia de si (principalmente agora). E de um aparência tão casca grossa, que SE EXISTE maciez em seu caráter tá difícil observar. Não há carisma. Nem curto. Mas é porque, pense bem: a minoria representante gay vai se unir e dizer o quê exatamente? O povo (me refiro ao povão mesmo) é ignorante. E ignorância tamanha a ponto de seguir uma maioria. É tipo assim "eu gosto disso porque todo mundo gosta". Daí chega os gays e dizem "Vote contra Marcelo Dourado ou eu te afogo em purpurina"? O problema é que em meio a tantos defeitos (que se sobressaem às qualidades) os comentários infelizes dele viraram marca. Acontece que por ser um 'efeito dominó' de cativância (?) começaram a relevar o fato dele ser extremista. Quer dizer, eu acho ele extremista. Pelos comentários incrivelmente preconceituosos. Não necessariamente 'externados' de fato."

E complementando:

Dava pra ser pior. Porque se ele externasse dentro da casa o que provou ser seu ponto de vista, era saindo de lá direto pra prisão. Não?

Só gostaria de agregar uma ideia ao texto mal feito e apressado sobre a minha humilde opinião: ao contrário do que muita gente acha, eu acredito que Marcelo Dourado ainda permanece na casa por uma questão de hábito, e não de gosto propriamente dito. Galera se habituou a dizer que gosta, ignorando defeitos graves, que passam incorrigíveis. O cara vai levar o milhão e meio pra casa. A permanência dele não significa a representação da massa machista em manifesto.

Agora faz a Lia e olha nos meus olhos. Diz pra mim o que você acha.

2 comentários:

  1. hahaha. ADOREI ter sido citada (e linkada) por aqui!
    mas enfim... deixa eu falar?
    Dourado é aquela coisa né? um bronco, um bruto, um cara limitado, preconceituoso, mas como todo ser humano, tem também qualidades. no programa ele já demonstrou ser bastante carinhoso e respeitador com as mulheres, além de protetor dos animais (por vezes o vi impedir os outros de matar baratas, formigas, borboletas e tudo o mais).
    não torço mais por ele. mas ele tem minha simpatia por um único motivo: é o que me parece ser menos fake ali. é um dos poucos que não força amizade, que não finge estar gostando só para agradar. quem era assim tb, era a Tessália e a Elenita. e o povo não aprova.
    mas eu entendo seu ponto. o que pega pra vc é ele ser preconceituoso. pra mim tb pega. não merece milhão não.
    :*

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.