quarta-feira, 3 de março de 2010

Como (não) fazer um bolo

Hoje eu descobri (ou melhor, hoje eu constatei) que se o planeta Terra dependesse - exclusivamente - da minha habilidade culinária caso fôssemos invadidos por extraterrestres com alto poder de crítica gastronômica, estariamos todos fodidos. Não que a gente precise se preocupar com os dotes de seres 'além-terra' na cozinha. O meu, por outro lado, é preocupante.
Não é por falta de vontade, gente. Juro que não é. Eu tenho tanta boa vontade! Pena que boa vontade não enche barriga, né? O problema é que eu sou muito estabanada. Tudo eu derrubo, tudo eu sujo, algumas coisas eu esqueço. Um dia eu fiz um bolo de ovos que deveria levar três ovos. Fui na intenção de fazer tudo devagarzinho e colocar de um em um certinho. Acabei colocando só um ovo, porque eu fui tão devagar que acabei esquecendo de colocar os outros dois. Triste, eu sei.
Bolo. Era nisso que eu pretendia chegar. Uns dias atrás eu vi em um site de receitas um "rainbow cake". Um bolo colorido (podem clicar no link, tem a receita + fotos) super bonitinho e altamente gay e feliz. A euforia passou pela minha cabeça e eu pensei: preciso comer isso. E logo em seguida, outro pensamento me passou pela cabeça: preciso fazer isso! Eu me empolguei, não vou nem mentir. Queria porque queria comprar os corantes, e fazer logo no mesmo dia (porque eu sou impaciente assim). Com isso eu descobri que esse tipo de ingrediente não se acha em supermercados (porque nossa cidade Natal não é uma maravilha sortida e você NÃO encontra tudo que você quiser em qualquer lugar) e portanto eu tive que ir numa loja de material pra festas infantis (para futuras referências: fica na Romualdo Galvão, perto do Midway). Comprei os corantes, e ainda comprei glacê e umas frescurinhas pra colocar em cima, porque eu queria que meu bolo ficasse colorido e gay que nem o que eu vi nas fotos.

Aqui você confere o passo a passo de como (não) fazer esse bolo:



Até aí estava tudo bem. Pelo menos aparentemente. O que vocês estão vendo são tigelinhas separadas com partes (não exatamente iguais) da massa do bolo, já com o corante. O negócio não tem gosto, então se você quiser atingir aquele vermelho bem escarlate é só empurrar corante dentro. Lembre de não mexer muito na massa, porque senão ela fica mais líquida do que deveria. E, acreditem em mim, isso não é bom.



Que bonitinho, né? Vocês devem estar pensando que pela beleza do negócio isso está completamente certo. Bem, erh... supostamente eu também pensei assim. Eu falei pra minha mãe: "mas mãe, não vai misturar?" e ela me disse: "não. É como se você tivesse fazendo um bolo mesclado com chocolate. Não mistura". Como ela tem muito mais experiência do que eu, tomei a palavra dela como verdade absoluta, né? É.

nota: Lembram do que eu disse sobre a massa estar líquida? É, eu acho que isso pesou também. Se não tivesse ficado como ficou, talvez (vejam bem, eu disse TALVEZ) não tivesse acontecido o que aconteceu.

Agora vamos lá. Todo mundo aqui terminou o maternalzinho com louvor, eu tenho certeza. O que acontecia quando você misturava todas as tintas guache da caixinha no seu super desenho que (supostamente) deveria ficar super colorido? Conseguiu aquela cor bem "marrom cocô", né? Bem vindos ao que aconteceu com o meu bolo. Com uma leve diferença: o verde foi o primeiro a ser colocado. Sendo assim, ao virar o bolo, ele seria a cor que prevalece, certo? Sim, certo. Bom, de algum jeito tudo se misturou, mas o verde (não me perguntem o motivo) se sobressaiu. Então eu fiquei com isto:



Sabe lodo de parede? Pântano? O verde tá aí marcando presença mais ou menos nesse estilo. Enquanto tudo que tava dentro combinou de ficar roxo feio (e estriado, como vocês podem perceber se olharem bem de perto), quase como o "marrom cocô" que você conseguia com as tintas quando tinha, sei lá, 3 anos de idade.

Não me conformei. Eu queria o meu bolo colorido. "Vou fazer outro bolo" e não tô nem aí se no Brasil tem gente que compra o pão com o dinheiro do bolsa família. Se eu fosse mandar o bolo 'roxo/marrom-quase-cocô' eles não iam querer comer mesmo, então me deixa ser feliz.
Fiz tudo certinho, não esqueci de colocar nada, untei a fôrma, espalhei as tintas, e ficou uma coisa diferente assim:



Notem que as partes não se misturam, porque estavam durinhas o suficiente pra que isso não acontecesse. Se tivesse ficado assim no primeiro bolo (talvez pudesse ter dado certo...)...
Quando eu vi ele assim fui ficando logo feliz, né? 'Funcionou'. Maria (a empregada) gritava da cozinha "Dona Veronica, o bolo tá dando ceeeeerto!". Tá, né.

E aí eu fui esperar esfriar.

(Grande parênteses: uma dica pra quem é de Natal/RN e quer assar qualquer coisa:

1 - Prepare o que você quiser que precisar ser levado ao forno e unte a fôrma.
2 - Despeje o conteúdo desejado no recipiente, e escolha o lugar da casa que tiver menos vento (o que não deve ser difícil. Ultimamente, vento aqui só o da respiração e olhe lá!).
3 - Deixe a travessa repousando no local escolhido. Se quiser acelerar o processo, basta assoprar durante alguns minutos.
4 - Quando você achar que tá pronto, parabéns. Pra esfriar basta pôr na geladeira. Se deixar ao relento é pior, porque vai ficar "over cooked" (como diz isso em português? super-cozido? sobre-cozido? enfim, vai passar do ponto!)).

Fui desenformar e não consegui. Bati na fôrma e o bolo partiu no meio. Fiquei com ódio. Cortei em pedaços, desisti de fazer o glacê. Descobri que dentro não ficou a mistura de cores que eu tava esperando que ficasse. Tudo porque eu não coloquei a massa na ordem que eu deveria (sempre colocar em "bolinhas" ou "montinhos" um em cima do outro, como mostra lá no Omnomicon, nunca espalhar por partes).

Ficou assim, ó:




Eu decidi que, como ser humano repleto de desejos, só serei plenamente feliz comigo mesma quando conseguir fazer esse bolo com sucesso. Como nas fotos lá do site. Com um glacê super lindo por cima. E gostoso. Garanto que daqui pro meu aniversário isso vai sair como planejado. Até porque, né? Dezembro, pessoal. E estamos em março, ou seja, tenho uns meses de treino pela frente.
Gostaria de mandar um grande abraço à todos que estavam na torcida (e na expectativa por uma fatia) e pedir que permaneçam com essa vibe positiva. Pelo meu desejo e nossa satisfação.

Rome wasn't built in a day, right?

6 comentários:

  1. hahahahahahahhahahahaha. porra Paulie. eu ri TANTO agora!
    hahahahah. sério. adorei!
    vou fazer esse bolo aqui, e assim, se ficar bom de cara, vou mandar um pedaço pra você! :*

    ResponderExcluir
  2. Vá tentando, que um dia vc consegue!! E não ponha a culpa em mim, se não der certo, né? Eu também nunca fiz um bolo arco-íres...
    E o bichinho nem ficou ruim...

    ResponderExcluir
  3. No nosso segundo retiro me lembro de ter lutado pra lavar uma frigideira cheia de ovo pregado. Adivinha quem tinha sido autora da obra? Pra quem não conseguia fritar um ovo, esse bolo é um grande avanço! E ficou lindo :)

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer esse bolo aqui tbm. hahahahah... eu ri

    ResponderExcluir
  5. Gente, rir tanto com o seu post! isso aí Paula, não desista!

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.