quarta-feira, 27 de maio de 2009

Retrocesso

Eu não havia pensado em escrever nada hoje. Não estava com ânimo suficiente para detalhar, comentar ou mencionar alguma história de dias recentes. Entretanto, fiquei realmente chocada com algo que li hoje, e que certamente merece o meu protesto.
Já não bastava a babaquice da 'proposition 8' ser aceita nos EUA, impedindo o direito ao matrimônio entre pessoas de mesmo sexo. QUAL É! Já não tinham liberado uma vez? Pra quê vir com essa idiotice de proibição de novo? Pra tirar o mérito de anos de luta por igualdade social? E os Estados Unidos da América não é o 'Ó tão aclamado' país da liberdade? 'With freedom and justice for all'. É isso que diz o 'Pledge Of Alliance'. Cadê a liberdade? Cadê o bom senso? Certamente estão escondidos em meio à tanta justiça (insira aqui a cara de desdém que achar mais apropriada!). Don't let me down, America!
Eu sou brasileira, 18 anos, estudante universitária, e eu sei o meu lugar na sociedade. Eu sei que o meu papel é levar outros jovens como eu ao melhor patamar de cidadania, mostrando que juntos podemos ver o tal 'progresso' que estampa nossa bandeira prosperar. Eu sei também que o meu país também não é a favor de casamento entre homossexuais. E pra ser bem realista mesmo, eu acho que nem perto disso está. Apesar do Brasil ser muito conhecido pela 'bagaceira' e a mania das pessoas resolverem seus problemas 'ao jeitinho brasileiro' ou no famoso 'se joga', ainda falta muito pra que os verdadeiros problemas sejam levados à sério como se deve. Justiça é algo que passa longe, e liberdade é algo bem subjetivo. Eu não quero que me interpretem errado. Não estou colocando o Brasil no lugar mais elevado da balança ao se tratar desse assunto. Muito pelo contrário, eu acho que os Estados Unidos levam essa de longe. As leis têm vez, e isso é fato. Não me crucifiquem por não expressar com tanto louvor meu lado nacionalista. Eu sou brasileira, na cara e na coragem, apesar de tudo. E o sarcasmo que utilizo para falar de um país que não é meu, foi usado simplesmente porque admiro vários aspectos, e mostro-me decepcionada quando algo assim acontece. Não acho justo que o direito de alguém ser feliz seja abdicado por alguém que não você mesmo. Não que casamento signifique felicidade. É mais pelo simbolismo da coisa toda. Ser gay e estar casado legalmente, dentro dos seus direitos, como qualquer pessoa que assim deseja. Isso não deveria ser relevante. Mas infelizmente é. O que me conforta é saber que muita gente lá, assim como eu aqui, acredita que isso vai mudar. Na melhor das hipóteses eu dou uns 10, 15 anos pro Brasil ascender em relação à isso. Quem sabe eu até esteja sendo otimista demais.
Bom, esse não é o ponto. O ponto é que nessas enroladas todas eu me decepcionei. Porque eu achei que dessa vez realmente a coisa ia andar. Achei que a sociedade estivesse caminhando prum caminho mais feliz. Pensei que dessa vez eu pudesse respirar aliviada e pensar que finalmente, finalmente algo grandiosamente do bem reinou.
Agora o papo da vez é que a maioria branca de um Estado resolveu se revoltar e sugerir uma proposition para proibir os casamentos Inter-raciais. Sinceramente? Sinceramente. Esse é o mal em cada Estado ter suas próprias leis. De um lado isso é bom, do outro é como se não existisse coisa pior. Enfim, isso é tão, mas tão ridículo e absurdo que não vai pra frente. É como tentar voltar o Apartheid, sem essa! Eu até "aceito" que haja essa controvérsia com relação ao homossexualismo, porque é assunto atual. É cada vez mais vivo no mundo de hoje. Mas esse preconceito racial é muito 'last century'. Por isso que eu acredito que não vá dar em nada.
E se você achou revoltante o que leu até agora, talvez não imagine que haja algo mais revoltante ainda pra ser lido. Agora na linha miscigenação. A porra do nazismo tá insistindo em sair do 'submundo'. Ah, é, tão querendo fazer Hitler reinar novamente. Como se isso fosse algo realmente bom. 'Vamos purificar, somos a grande raça'. Desculpem-me as palavras,* mas a minha vontade é enfiar um pedaço de pau bem grande no cu de um filho da puta *que acredita em ensinamentos como esse.
Saiu uma matéria na IstoÉ, dia 16 desse mês. Vou colar partes, e deixar o link para quem se interessar em ler o resto.

"Neuland é uma "nova terra", onde não falta emprego aos cidadãos e o salário mínimo é de 840 euros (R$ 2,4 mil). Nesta República Federativa, o hino nacional é o último movimento da Nona Sinfonia de Beethoven e a capital foi batizada de Magno - para afirmar sua grandiosidade. Há três prédios interligados, com 200 mil metros quadrados e 160 andares cada um. Neuland poderia ser o país fictício de uma narrativa fantasiosa. Mas a mente de quem criou esta nação-babel, com 20 idiomas oficiais, é a mesma que está sendo acusada de planejar a morte de um rival, motivada por uma ideologia que já foi usada para justificar o assassinato de milhões de pessoas no século passado e se mostra viva no Brasil de 2009: o nazismo."

"A rede com ramificações no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País é formada, em sua maioria, por jovens de classe média ou alta, com boa formação intelectual. A exigência é tão grande que, para ser admitido na facção, o candidato precisa passar por uma rigorosa prova. A avaliação é realizada pelo computador, em um documento enviado por e-mail com uma senha de acesso e 30 perguntas dissertativas como "Os fins justificam os meios?", "Quem era Adolf Hitler?" e "Quais e como eram os principais governos da Europa na década de 40?".

"É desde cedo que se ensina respeito pelo outro, afirma o delegado chefe do Cope, Miguel Stadler, que destaca o desconhecimento dos pais dos envolvidos no caso do Paraná - nenhum deles sabia que os filhos tinham simpatia por Hitler. "A discussão sobre preconceito é urgente", afirma o delegado Caricati. "Quem imaginaria que, décadas depois, uma ideologia baseada em barbárie seria responsável por um crime desses?" Ainda mais no Brasil, onde a miscigenação é uma marca indelével do País."



http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/7207/Revista-ISTOE-Os-nazistas-brasileiros
(caso não funcione, copie e cole no seu navegador)


Eu me pergunto aonde isso vai parar. Não é nada fictício, não é milhares de quilômetros de distância da gente. Muitas vezes é debaixo do nosso próprio nariz, e a gente não vê as coisas acontecerem. Eu quero muito fazer valer do meu direito como cidadã brasileira. ISSO SIM merece ser banido, extinguido, aniquilado da face da terra. Olha o século em que vivemos. Tanta coisa pra chegar ao mesmo lugar? Pra continuar na inércia social? Já não evoluímos tanto pra ter que parar agora? A boa evolução, minha gente, nunca é demais. Não estou falando em andar com 'duas patas', não estou falando em super população de grandes metrópoles, produção de lixo excessivo, fabricação de armas nucleares "sem fins", ou guerras não justificáveis. Eu tô falando da evolução inteligente. A evolução social que todo mundo um dia já idealizou. A evolução mais que necessária, mais que merecida. Se vocês têm algum senso crítico do que é feito uma sociedade, do seu dever como cidadão do mundo, abram os olhos pra o que tá acontecendo. Fiquem cientes das barbaridades que acontecem onde vocês não imaginam, abram as mentes para a busca por mudança. E isso tem que vir de ninguém menos que nós mesmos. Não que meu post vá mudar a votação da proposition 8, ou sabe lá qual. Minhas palavras não vão explodir o complexo nazista. Mas elas podem abrir os olhos de muita gente que 'não tá nem aí, e o mundo que se foda'. Pelo menos é o que eu espero. E como espero. Quem anda pra trás é caranguejo, minha gente. Pensem nisso!

3 comentários:

  1. É exatamente o que você falou. Essa tal de proposition 8 é o primeiro passo de volta à um passado preconceituoso e de sérias discriminações.
    A volta do nazismo é uma ignorância de nerds que acham que podem dominar o mundo. Você conviveu, junto comigo, com nerds com personalidades bem peculiares, e sabe que alguns seriam capazes disso. Pensamentos ambiciosos-individualistas geram essa idiotisse.

    ResponderExcluir
  2. cara, essa do povo ainda encrencar com o casamento gay td bem, é uma coisa atual (mas eu sou super a favor, peloamordedeus!).
    agora esse lance das racas, noooossa, que povo doente! AFF!

    ResponderExcluir
  3. só digo uma coisa.. cu cu cu ♪ :P
    pode rir agora. xD
    beijomeliiga.

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.