quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CsF United Kingdom - Sobre viver e estudar no exterior

*Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar aqui o meu imenso pesar ao pessoal de Comunicação Social que estava com planos de tentar o programa. A exclusão do nosso curso da lista de contemplados é nada além de uma idiotice sem fim, e eu espero que vocês tentem reverter essa situação.

Agora, começando mesmo o post, eu nem vou pedir desculpas pelo tempo que faz que não escrevo. Ninguém mais deve lembrar da existência desse blog (podem ter certeza que eu esqueci).
De qualquer maneira, tentarei colocar em palavras um pouquinho da minha experiência por aqui, nas terras chuvosas da Rainha.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que eu não estou estudando em Londres. Estou numa cidade chamada Leicester (pronuncia Léstah). Tudo bem, são aproximadamente 2 horas de distância, mas confesso que ainda não tive a oportunidade de ir realmente à Londres, exceto pelo dia em que eu cheguei aqui. Sem Big Ben, sem London Eye... só o Heathrow.
Ainda é um pouco estranho perceber que isso está mesmo acontecendo. Essa oportunidade era tudo que eu precisava pra dar um gás no meu interesse pelo curso, pela área, por tudo.
A cidade é pequena, mas tem Apple Store, então não é um fim de mundo. Quando cheguei aqui imaginei que fosse viver na pobreza (com essa bolsa de £416), mas a realidade daqui não chega a ser absurda. As coisas não são caríssimas, nem baratinhas demais a ponto de eu sair jogando libra pra cima. Uma das coisas mais importantes por aqui é tomar conta do dinheiro. Não é muito, mas vivendo na ponta do lápis, anotando gastos e fazendo planos dá pra viver bem e comprar uns agrados de vez em quando.
Já precisei lidar com isso duas vezes, mas nunca tão intensamente. Agora estou sentindo na pele, talvez pela primeira vez, os fardos da minha vida adulta. Fazer supermercado, cozinhar, lavar roupa, controlar gastos, parcelar coisas num cartão de crédito que minha mãe não tem acesso. É meu. Assim como todos os problemas que porventura se desenvolvam caso eu saia da linha.

O meu curso aqui se chama Advertising & Marketing Communications, e tem mais do último do que do primeiro. Entretanto, as matérias são bem interessantes, e saem completamente da linha do que eu estava acostumada na UFRN. Aqui o lado do Marketing é bem mais explorado, e está servindo para ampliar e fortalecer meus interesses na área. Os professores são muito bons e a maioria deles já teve alguma experiência significativa no mercado. Por exemplo, Nikki Phillips, a minha professora de uma disciplina chamada Interactive & Direct Marketing trabalhou no lançamento do MSN no mercado. Ela fez todo o plano de comunicação e introdução. Outro professor, Mark Prescod, trabalhou recentemente num plano de marketing para a Cadbury's.
A disciplina que gira em torno da publicidade é Advertising and Promotion. E foi nela que eu vi que vim pra cá preparada. Apesar das diversas falhas no nosso tão amado curso, ao chegar aqui eu percebi que eu tinha sim uma base. Devo dizer que isso provavelmente se deu dos últimos semestres pra cá.
A professora é muito boa, e a aula dela (que tem 2 horas) é bastante interativa. Muitos vídeos e exemplos que me deixam mais familiarizada com a propaganda inglesa.

Aqui nós temos o seguinte esquema: lectures e tutorials. As lectures são as aulas normais, com alguma interação dos alunos, e claro, slides e mais slides. Duram 50 minutos (exceto por Advertising and Promotion, que tem 2h) começam e terminam no horário, e dependendo da disciplina tem mais de 100 alunos na sala. Os tutorials são aulas especiais. Com um grupo menor de alunos (geralmente 20), é onde toda a mágica (atividades e trabalhos) acontece. Todo tutorial nós temos que levar o material que foi pedido, seja a leitura de um capítulo, anotações ou algum material extra preparado. O esquema é: não fez? Tchau. Ninguém deve ir ao tutorial sem a preparação, ou então vai boiar durante todos 50 minutos. É bastante proveitoso e muito mais dinâmico que o esquema de aulas normais.

Semana passada começaram as minhas provas e eu percebi o quanto estava enferrujada. Livros e livros para ler, anotações pesadas pra fazer e concentração. Fazia tempo que eu não tinha isso. Estou me acostumando, e devo dizer que não é tão ruim quanto parece.
Estou curtindo o curso e a maneira como as coisas funcionam por aqui.

Agora já chega, já escrevi demais. Sintam-se livres pra perguntar qualquer coisa. Não vou prometer, mas vou tentar fazer mais posts ao longo desse ano. Não quero abandonar o barco de vez, e sim, eu sinto falta.

Muitos beijos pra vocês que agora eu vou aproveitar a chuva e lavar roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.