quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O resgate do soldado Ryan (ou o dia em que eu salvei uma gatinha)

Na Segunda-Feira (16) meu dia estava sendo péssimo. Por nenhum motivo, assim, só estava uma bosta. Eu estava de péssimo humor, e tudo estava aparentemente dando errado. Minha TPM estava me consumindo (como de costume, não é mesmo?), e eu tive que sair de casa para jantar, já que a carne que eu tinha escolhido fazer estava congelada e a fome era grande e não podia esperar.
Mari e eu saímos pra comer no Rashid's (um lugar de comida árabe que fica lá em Ponta Negra) e enquanto isso eu resmungava sobre a vida, o universo e a carne congelada. Eu estava com muita fome, e indecisa sobre comer qualquer outra coisa, e para completar a minha sorte, o lugar estava fechado.
Na volta, eu avistei uma gatinha que tinha acabado de ser atropelada na Roberto Freire, ali nas proximidades do Pepper's Hall. Vi que ela tentava se levantar e não conseguia, mas que ainda estava viva e assustada enquanto um milhão de carros (inclusive o meu) passavam do lado. "Tem que salvar ela, bem! Ela vai morrer!" - "Mas não dá, bem, ela vai ser atropelada antes que alguém possa salvar ela" - "Não. Eu vou salvar ela!" (virei a direção) e entrei na primeira rua para poder voltar ao local e prestar socorro à gatinha.
Quando eu cheguei lá, ela havia sido atropelada uma segunda vez, e estava completamente imóvel
 no meio da pista. Liguei o pisca e peguei um saco. Ela ainda estava respirando, então eu a coloquei no porta-malas e saí em disparada para a clínica veterinária. 

     -  "SAI DO MEIO, VOCÊS!!!", Eu gritava pros carros da frente. 


    - "Você está se sentindo a própria ambulância, né?" Mari falou e eu ri "Sim".







A única clínica veterinária que eu sabia ser 24h era a da Miguel Castro. Mas eu não vou muito com a cara da clínica, porque o gato da minha tia morreu lá por causa de uma besteira do veterinário. Mas, enfim, era a minha única opção.
Chegando lá a gata teve que ser submetida à uma radiografia e precisou tomar uns 3 remédios diferentes.


Na radiografia, o veterinário disse que ela estava aparentemente normal. A mandíbula, que ele suspeitou estar fraturada, estava bem, assim como todo o resto. Havia um pouco de sangue nos pulmões, mas como era pouco, ele falou que podia ser por inalação, já que sangrava muito no focinho. Disse também que como ela estava em estado grave teria que ficar internada pela noite, em observação.
Deixei uns papéis preenchidos, e paguei tudo com o cartão de crédito da minha mãe (mais de R$200 reais). Ficaram de me ligar para dar notícias, e eu fui embora pra casa, e acabei comendo miojo preparado deliciosamente pela namorada. E eu estava, enfim, feliz.
No dia seguinte, nada de notícias. O dia inteiro e nenhuma ligação. Como eu não tinha o telefone da clínica, fui lá saber como a bichinha estava. Afinal de contas eu tinha feito uma mobilização via Twitter e Facebook para me ajudar a repor os gastos, e as pessoas (e eu) precisavam saber como a gatinha estava. Muita gente empenhada em achar um lar pra ela.


Parecia uma história que ia acabar lindamente, com o novo dono e a gata em campos floridos de mãos dadas... só que não.
Quando cheguei na clínica ninguém sabia nem quem eu era, nem quem A GATA era.

        "Gata? Que Gata? Não tem gata assim aqui!"
 "Moço, COMO ASSIM não tem gata assim aqui? Eu vim ontem e..."

Expliquei toda a história. E então, com uma DELICADEZA QUE SÓ ELE, me informa: "Ah, só se for a gata morta". A GATA MORTA. Gente.
Então veio a veterinária que estava lá na hora (quem atendeu na Segunda à noite foi o veterinário de plantão) e me explicou que a gatinha havia falecido e eu quando eu falei que ia "identificar o corpo" e ela RIU e falou "Quase o IML". Preferi ficar calada.
Vi a gata dentro do saco, vi que era ela, e perguntei "E agora?" e o funcionário me mandou contratar um serviço terceirizado de enterro de animal. Certo, porque assim né, realmente, se eu fosse rica eu faria o maior serviço funerário que o mundo dos felinos já viu. Mas não. Conversa vai, conversa vem, pedi uma sugestão e a veterinária me mandou TRAZER UMA CAIXA PRA ENTERRAR A GATA NO CANTEIRO (!!!). E eu disse "Okay, amanhã eu venho!" E fui embora.

Depois, ao chegar em casa, meu pai me explicou que isso é problema deles, e que eles teriam que acionar o centro de Zoonoses. Eu me prontifiquei a ajudar em todos os momentos. Mas agora que a gata morreu, eu ia fazer o quê? Enterrar a gata clandestinamente na praça aqui perto de casa? Ou pagar uns mil reais em serviço funerário? Não. Eles da clínica SABEM que precisam chamar o centro de Zoonoses pra lidar com coisas desse tipo, mas simplesmente tentaram me enrolar ao me dar uma única opção.

Outra coisa: POR QUÊ a gata morreu? Se aparentemente estava tudo bem? Cadê a explicação? "Ah, o veterinário teve que sair no meio do plantão para resolver um problema pessoal!" - MAYBE THAT'S WHY. 
E deixou a gata lá em estado grave. Sozinha, SEM os papeis que eu tinha preenchido, SEM identificação. Uma Jane Doe do mundo felino. Ela deve ter tido alguma coisa, e não tinha ninguém lá pra fazer nada. Enfim, eu acho que houve negligência, mas né? Nunca vou saber com certeza o que realmente aconteceu. Pode ter sido apenas uma fatalidade do destino. Só sei que  a gatinha se foi pro céu dos gatos, e eu realmente esperava poder ter feito mais. Poder ter achado uma casa pra ela, e coisa e tal. É triste, mas eu fiz o que eu podia fazer, e fiquei feliz também pelo apoio que eu recebi. Não é sempre que a gente pode fazer alguma coisa. A gatinha mudou o meu dia, e eu gostaria que ela estivesse viva e ronronando, para que eu tivesse a certeza de que eu mudei o dela. :~ 
                                                     

                                           FIM

9 comentários:

  1. Onw. Já dizia aquela frase bem clichê: Um ato de bondade, mesmo que pequeno, nunca é em vão. Serviu pra você aprender.. Viu como você parou de reclamar da TPM, da carne congelada e da vida? ;)

    ResponderExcluir
  2. ELA MORREU COMO ASSIM MAS NAO ESTAVA TUDO FUCKING BEM?????

    QUE FILHOS DA PUTA

    QUAL É A DELES

    MEU DEUS

    TO MTO PUTA E REVOLTADA

    ResponderExcluir
  3. Bem, talvez fosse hemorragia pulmonar mesmo. Como ele disse, ele não podia fazer nada se fosse isso. Nao gostei do atendente, mas o veterinario da noite foi bem atencioso sim. Prefiro acreditar que nao foi descaso. Não do veterinario, pelo menos. O atendente e a veterinaria do dia sao fdp mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Só que quando ele saiu deixou nas mãos dessa gente que deveria ter pelo menos o mínimo de tato. Além de irresponsáveis. Como pode perderem os papéis? Além de querer me enrolar dizendo que eu tinha que pagar pelo enterro da gata :~
    Prefiro acreditar que não foi descaso (do veterinário) também, mas sim dos dois lesados que me atenderam da segunda vez. :(

    ResponderExcluir
  5. Apesar de tudo, você fez a sua parte!

    ResponderExcluir
  6. Que história heim.

    Mas, admirado com sua coragem de, ao ver a gata quase morrendo, resgatá-la e tentar salva-la.

    Pouca gente tem coragem de fazer isso. Eu mesmo, que nessa semana, passei por uns tres gatos agonizando e não fiz nada.

    Devia aprender contigo :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Eu tava esperando um final feliz... :(

    Eu acho q devia rolar o nome da clínica.
    Quem sabe, se tiver uma divulgação (o pessoal tem feito muito isso no facebook), eles pelo menos dão uma explicação menos furada.

    Enfim... Parabéns pela coragem e disposição pra ajudar o bichinho!
    =D

    ResponderExcluir
  8. Deve ser esse o hospital
    Hospital Veterinario Pequenos Animais

    ResponderExcluir

Seria legal saber o que você achou desse post. Comentários serão muito bem vindos.